Siga nossas dicas e certifique-se de que você está no caminho certo para manter seu sorriso sempre impecável

      Texto: Débora Menezes e Carol Salles
saúde-bucal
A escova de dente ideal deve ser macia e de cabeça média. Lembre-se de trocá-la a 
cada três meses
Foto: Danilo Borges 

A gente aprende a escovar os dentes na infância e repete essa ação ao longo da vida. Uma, duas, três vezes... No entanto, num gesto automático, nem sempre percebemos que estamos fazendo algo errado. Certifique-se de que está agindo corretamente, com as dicas abaixo. Ou mude o que precisar. A sua boca agradece.


- “Escolha com cuidado a sua escova: ela deve ser macia, de cabeça média, para atingir todos os ‘cantinhos’. E troque-a, a cada três meses”, ensina Hugo Roberto lewgoy, professor do curso de especialização em Dentística e estética, da Associação Brasileira de Odontologia (ABO).


Evite escovar os dentes com muita força, para não desgastar a camada translúcida de esmalte. Faça movimento de varredura com a escova, da gengiva até a extremidade de cada um dos dentes, tanto na sua face interna, quanto na externa.


Antes iniciar a higienização dental, faça um bochecho com água, para diminuir a chance da comida ficar presa na escova.


 - Se não puder proceder a limpeza logo depois da refeição, consuma alimentos “detergentes”, como cenoura e maçã, que ajudam a remover resíduos. “Chicletes sem açúcar também são uma boa alternativa,” diz a dentista Andrea lancia (SP).


 Não se esqueça do fio dental, pois ele limpa onde a escova não alcança. Use-o, pelo menos, antes de ir dormir, pois durante o sono há uma diminuição da saliva, causando um ambiente perfeito para as cáries.
Na bolsa, guarde a escova em embalagem própria.


Escove a língua: o mau hálito pode ser causado por acúmulo de bactérias nessa região.


Os enxaguatórios bucais devem ser usados com cautela. Prefira aqueles sem álcool, limitando seu uso a duas ou três vezes por semana, somente antes de ir dormir.


O uso de cremes dentais clareadores deve ser feito sob orientação odontológica, pois sua formulação pode conter abrasivos que criam ranhuras nos dentes. esses locais, quando expostos a corantes de bebidas, podem manchar.

 Nunca é demais lembrar: mantenha-se longe do cigarro, do excesso de café, de refrigerantes à base de cola, e beba vinho tinto com moderação, para evitar manchas.


Adquira o hábito de ir ao dentista pelo menos uma vez a cada seis meses.




 Fonte: Corpo a Corpo